sábado, 11 de outubro de 2008

release..

já se passaram 16 dias desde o começo da nossa ocupação, dias de organização, de fortalecimento, de debates, de construção e/ou reformulação de pensamentos, mas muito mais feliz é ver o crescimento do movimento estudantil da UESC. Caras diferentes, estilos diferentes, ideologias e crenças diferentes, todos somando forças numa única LUTA: "unidos por uma universidade PÚBLICA de verdade".
Não pedimos mais do que temos direito, pedimos requisitos básicos para nossa permanência na universidade.
É nesse sentido que prosseguimos com os pontos de Pauta:
*Bandeijão com gestão pública, preço acessível e comida de qualidade;
*Residência universitária;
*Posto Médico;
*Creche;

ocupamos, e vamos permanecer até que sejamos atendidos, porque não queremos pão ou água, mas "pão & água"

universidades próximas já têm em seus campus o resultado da luta de seus estudantes, UESB com seus quase 5 anos de ocupação,UNEB, UEFS, enfim.. sabemos que seus pedidos foram atendidos após a LUTA dos estudantes, e que na UESC não será diferente. Sabemos que o que nos impede é simplesmente a vontade da administração de caminhar ao nosso lado, e estamos aqui pra fazer essa vontade nascer em seus coraçõeszinhos !! ;)

desde que ocupamos o prédio do Restaurante Universitário vem acontecendo ações dos dois lados, dialogando por um senso comum:

*Enviamos as nossas pautas a reitoria, que nos respondeu de forma insatisfatória, transferiando sua responsabilidade para o governo estadual, e alegando que sua arrecadação anual que ultrapassa 90 milhões de reais, é insuficiente, e não permite que se direcione uma fatia para assistência estudantil. ¬¬

*Nos fizemos presente no CONSU, tendo como resposta a nossa presença, a formação de um conselho que reformularia ou não a licitação do R.U.

*Enquanto isso, a reitoria entrou com pedido de reintegração de posse do prédio da ocupação, caracterizando o fato de OCUPARMOS um prédio, já inativo por alguns meses, e RETOMARMOS sua função social de atender as necessidades dos estudantes no que diz respeito a distribuição de alimentação, como um ato criminoso;

*Em resposta, nos mobilizamos na porta da TORRE (prédio administrativo da universidade, onde também fica a reitoria) bloqueando a entrada e saída até que a reitoria documentasse sua decisão de retirar a liminar de reitegração de posse, e se posicionasse a favor do diálogo entre as duas partes, incluindo também as nossas pautas nas oficinas de construção do PDI. Mobilização que mostrou que os estudantes da UESC estão unidos nessa LUTA. Foi lindo ver pessoas saindo de suas aulas para apoiar a mobilização, e precionar a reitoria, que teve que ceder ao nosso pedido.

Agora continuamos discutindo os projetos para "colaborar" com a construção de uma assistência estudantil descente na UESC, e você estudante tem papel fundamental nessa construção, participe com suas idéias, críticas, conhecimento enfim.. participe !!

Vale ressaltar que esse não é um problema local, é um problema generalizado de todas as universidades públicas, no plano de mercantilização do ensino que vivemos a assistência estudantil é a primeira a ser atacada pelos projetos de reformas. Universitários de todo o país se encontram mobilizados neste momento, e você também deve fazer parte disso !!

Um comentário:

Unknown disse...

Estou de pleno acordo com as reivindicações de vocês, mas vocês precisam realemnte ver de que lado vocês estão: se dá classe dominante da UESC (acredito que não né?) se dos estudantes (é o que deve ser) ou se de vocês mesmos. Vi muita jogatina política, filiações persuadidas, e muitos querendo "puxar a sardinha" para o seu lado. Bem, não fui de acordo a vocês prederem também os alunos na Torre administrativa, tendo em vista que que os alunos que estagiam na torre é por que precisam, e não poderiam "filar" dias de trabalho para estarem com vocês protestando, mas com isso (o impedimento de passagem também para os alunos) eu vi que vocês não lutam por um todo, lutam apenas por uma parte, a de vocês. Mas, mesmo assim, sou de total acordo ao protesto, desde que o alvo seja as pessoas certas. Continuem!!